Projeto da UFG propõe ser deputado estadual por um dia

Já pensou em ser deputado estadual, assessor legislativo ou jornalista político, ainda que por um dia? Projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e Grupom Consultoria e Pesquisas, oferece a oportunidade de treinamento para as atividades cotidianas desses agentes e simulação da rotina.

As inscrições para a atividade podem ser feitas por formulário online até amanhã (26), com taxa voluntária no valor de R$ 35,00 para custeio de alimentação e materiais de trabalho. Qualquer pessoa que possuir ensino médio incompleto ou completo pode participar das atividades.

São oferecidas 41 vagas para simular deputados, 41 para assessores e cinco para jornalistas. Os intérpretes de deputados vão desenvolver projetos de lei fictícios e defender a aprovação nas sessões de votação do evento. Já os que representam os assessores vão aprender a cuidar da imagem e divulgação dos trabalhos de seu deputado. Os aprendizes de jornalistas irão reproduzir o cotidiano das atividades realizadas em notícias e reportagens orientadas por equipe especializada. A simulação será de 7 a 11 de novembro.

Antes disso, todos os participantes vão receber treinamento para compreender o processo legislativo brasileiro. A capacitação será nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na Faculdade de História da UFG (FH), Câmpus Samambaia. O projeto conta também com posse simbólica dos parlamentares, que ocorrerá também na FH, dia 07/11, para que a partir do dia 8 de novembro as demais atividades sejam desenvolvidas na Alego.

O projeto

O Politizar é um programa de ensino, pesquisa e extensão da UFG, que tem por objetivo aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade civil. A vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas é uma oportunidade de formação política e profissional também aos estudantes mestrandos e graduandos envolvidos na organização. Esta já é a segunda edição do evento.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp