Já pensou em ser deputado estadual, assessor legislativo ou jornalista político, ainda que por um dia? Projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e Grupom Consultoria e Pesquisas, oferece a oportunidade de treinamento para as atividades cotidianas desses agentes e simulação da rotina.
As inscrições para a atividade podem ser feitas por formulário online até amanhã (26), com taxa voluntária no valor de R$ 35,00 para custeio de alimentação e materiais de trabalho. Qualquer pessoa que possuir ensino médio incompleto ou completo pode participar das atividades.
São oferecidas 41 vagas para simular deputados, 41 para assessores e cinco para jornalistas. Os intérpretes de deputados vão desenvolver projetos de lei fictícios e defender a aprovação nas sessões de votação do evento. Já os que representam os assessores vão aprender a cuidar da imagem e divulgação dos trabalhos de seu deputado. Os aprendizes de jornalistas irão reproduzir o cotidiano das atividades realizadas em notícias e reportagens orientadas por equipe especializada. A simulação será de 7 a 11 de novembro.
Antes disso, todos os participantes vão receber treinamento para compreender o processo legislativo brasileiro. A capacitação será nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na Faculdade de História da UFG (FH), Câmpus Samambaia. O projeto conta também com posse simbólica dos parlamentares, que ocorrerá também na FH, dia 07/11, para que a partir do dia 8 de novembro as demais atividades sejam desenvolvidas na Alego.
O projeto
O Politizar é um programa de ensino, pesquisa e extensão da UFG, que tem por objetivo aprimorar a relação entre o Estado e a sociedade civil. A vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas é uma oportunidade de formação política e profissional também aos estudantes mestrandos e graduandos envolvidos na organização. Esta já é a segunda edição do evento.