O padrão de manhãs mais frias e tardes quentes em Goiás deve se repetir neste final de semana (23 e 24). A previsão do tempo já começa a registrar quedas acentuadas na umidade do ar que pode ficar abaixo dos 20% em alguns municípios. A seca comum para o período de inverno pode atingir o nível de alerta em Porangatu (18%).
“A secura aqui não tem a ver com questões geográficas, como relevo, ou porque está chovendo muito no sul do Brasil, no nordeste ou extremo norte do País. A questão é o bloqueio atmosférico que mantém o tempo mais estável”, explica o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
A estiagem é resultado de uma massa de ar seco que, com o passar dos meses, deve se tornar mais quente e aumentar as temperaturas. De acordo com o Cimehgo, os destaques ficam para a amplitude térmica que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima. A capital terá mínima de 15ºC e máxima de 30ºC e umidade relativa do ar entre 20% e 75%.
Para enfrentar os extremos de temperatura e secura, água, filtro solar e roupas frescas devem estar presentes ao longo do dia. As primeiras chuvas devem ocorrer somente entre 20 e 25 de setembro. Na capital Goiânia não ocorrem pancadas de chuva há mais de dois meses.
A orientação da Defesa Civil é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, usar soro fisiológico para olhos e narinas, estender toalhas molhadas e recipientes com água no ambiente e consumir água à vontade.