Mais de 37 mil crianças foram vacinadas em Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, realizou entre os dias 11 e 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. Em um balanço parcial foram registrados 37.535 mil crianças vacinadas. No grupo de adolescente, 21.951 foram imunizados contra diversas doenças.

As vacinas aplicadas foram contra formas graves de tuberculose, hepatite A e B, Inlfuenza B, difteria, tétano, coqueluche e coqueluche acelular, paralisia infantil, rotavírus, pneumonia, meningite C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e papilomavirus humano. Ao total foram mais 100 mil doses oferecidas. Esse número deve aumentar porque muitos municípios precisam atualizar o sistema indicando a quantidade total de vacinas aplicadas.

“Como é uma campanha que não tem meta trabalhamos com o número de adolescentes e crianças que compareceram e, destes, fizemos avaliação de quem precisava atualizar o cartão. No caso das crianças, mais de 60% estavam com o cartão em dia e dos adolescentes em torno de 60% estavam com o cartão desatualizado”, explica Lis Jane, técnica em Saúde da SES.

Para a campanha foram distribuídos 959 postos fixos localizados em todo o território goiano. O objetivo da campanha foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, completando o esquema de imunização.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp