Canto da Primavera começa nessa quarta-feira (27)

Nessa quarta-feira (27), a cidade de Pirenópolis abre as portas para a décima oitava edição do Canto da Primavera. A abertura oficial da Mostra de Música será no Cine Pirineus, a partir das 19h30, com a presença do governador Marconi Perillo, da secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, e de autoridades estaduais e municipais. A recepção será feita pela tradicional Banda Phoenix. Após a solenidade oficial, o público vai conferir o show “Reformulando”, do artista multimídia e prata-da-casa, Ricardo Leão.

O pianista, produtor e diretor musical Ricardo Leão apresenta uma nova formação da banda e dois convidados especiais, o violoncelista Lui Coimbra e o percussionista Alex Fonseca irão acompanhar Leão. O show traz músicas que o artista compôs para novelas, como a “A Lei do Amor” e “Aquele Beijo” e para seriados como “Mister Brau” e “Pé na Cova”, todos da TV Globo, além de outros trabalhos que o artista produziu ao longo de seus 40 anos de carreira.

Nessa primeira fase, o Canto 2017 vai até domingo, dia 1º de outubro. A programação está recheada de virtuoses da música, em estilos variados para agradar a todos os públicos. O público vai conferir grandes shows de jazz, blues, MPB, instrumental, samba e música erudita.

Programação
A quinta-feira, 28/09, vem com um toque especial com uma homenagem ao “Poetinha”, Vinícius de Moraes. O espetáculo é fruto da parceria de Olívia e Francis Hime, que trazem a Pirenópolis um concerto emocionante com o repertório recheado de composições de Vinícius. O show será realizado no Cine Pirineus, que também recebe o Trio UFG, com música erudita, e Marcelo Barra, com a marcante MPB regional. Antes, a Igreja do Bonfim terá o concerto do Quinteto Metais do Cerrado.

Para abrir o fim-de-semana, a sexta-feira, dia 29/09 tem os shows de MPB com Maria Eugênia e Everson Bastos, música instrumental com Marcelo Maia e Banda do Peçanha e Charanga Jazz, e ainda blues com Abluesados.

O goiano-brasiliense Rogério Caetano apresentará o seu mais novo trabalho, um disco repleto de convidados e que foi gravado ao vivo no Rio de Janeiro. Para o show no Cine Pirineus, ele convidou dois músicos que estiveram no projeto, o violonista Marco Pereira e o pianista Cristóvão Bastos. É uma nova figura da música brasileira que irá apresentar com improvisos e uma liberdade musical grandes clássicos da música brasileira. As atrações se dividirão entre o Cine Pireneus e o Cavalhódromo.

No sábado, 30/09, o Cavalhódromo vai virar um grande karaokê com fãs dos Beatles. Leo Gandelman e Julio Bittencourt Trio sobem ao palco com o show “Jazz Beatles”. O encontro promete relembrar sucessos da banda de rock britânica como “Hey Jude” e “Yesterday”.

A programação também conta com música clássica na apresentação de Fabiano Chagas e do Grupo Uccelli, MPB instrumental com Manassés Aragão, e blues, samba e rock com Adriel Vinícius. As apresentações serão realizadas na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no Cine Pireneus e também no Cavalhódromo.
Para encerrar a primeira semana do Canto 2017, no domingo, 1º de outubro, A Igreja do Bonfim e o Cine Pirineus trazem atrações de música clássica, instrumental e um concerto, com o Quarteto Henrique Oswald, o recital “Um Outro Olhar”, com Otávio Henrique Soares Brandão, e Jarbas Cavendish convida Brasil in Trio. As apresentações serão na Igreja Nosso Senhor do Bonfim e no Cine Pireneus.

O Canto da Primavera 2017 retorna na próxima quarta-feira, 4 de outubro, e vai até o domingo, dia 8, com atrações como Mart’nália e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha convidam: Mariene de Castro, Mariana Aydar, Silvia Pérez Cruz. A programação ainda traz oficinas musicais, realizadas na unidade da UEG da cidade. A Mostra de Música é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp