O vulcão Sakurajima entrou em erupção. Na noite deste domingo, 24, de acordo com o horário local, o fato preocupou moradores da região e exigiu a evacuação de moradores da ilha de Kyushu. O vulcão, que fica na cidade de Kagoshima, expeliu pedras vulcânicas a uma distância de 2,5 km.
Erupção do vulcão japonês
A última vez que o Sakurajima havia entrado em erupção foi em janeiro deste ano. Notório por apresentar atividades frequentes de tempos em tempos, o vulcão também entrou em erupção nos anos de 2019 e 2020. Ele voltou a se manifestar nesta semana e causou alerta máximo no Japão, alcançando o nível 5 de alarme.
Por conta disso, moradores precisaram deixar suas casas para que não acontecesse nenhuma tragédia. Até o momento, segundo as notificações oficiais, nenhuma pessoa morreu ou se feriu, e tais medidas ocorreram justamente para evitar que isso pudesse ocorrer. Além disso, a usina nuclear de Sendai não apresentou irregularidades.
Segundo relatos de pessoas que estavam no local, houve o disparo de objetos vermelhos enquanto a fumaça tomava conta. O alerta de nível 5 foi a primeira vez em que o Sakurajima chegou a esse patamar desde que começaram os registros. Apesar disso, é um dos vulcões mais ativos do Japão.