UEG promove até amanhã Mostra Moda

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove até esta sexta-feira o UEG Mostra Moda. Ele é um projeto de extensão da Universidade, Câmpus Trindade, coordenado pela professora Nélia Finotti. Os participantes são alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e da Pós-Graduação em Gestão e Negócios em Moda da UEG – Câmpus Trindade.

As Ações do projeto tem como objetivo apresentar ao mercado os designers que estão sendo formados dentro da universidade onde são levados a desenvolver todo processo de metodologia de criação de moda, desde a pesquisa de tendência, tema, público, além de novas tecnologias para o mundo da moda, e o diferencial, onde tudo é voltado para o chamado “Vestir Consciente”, onde há uma preocupação de se criar um produto de moda que pense no meio ambiente, por meio de uso de materiais alternativos advindos da reutilização ou reciclagem. Outra vertente abordada na criação é a inclusão social, onde os alunos formandos desenvolvem peças voltadas para pessoas com necessidades especiais.

O evento que teve sua primeira edição em 2008, chega a sua décima edição e acontece do dia 22 a 29 de setembro de 2017, a programação inclui, palestra, oficinas, uma feira de troca de produtos, mesas redondas, e pela primeira vez vai reunir todos coordenadores dos cursos de moda do estado para um debate sobre a academia e o mercado de moda mediado pela jornalista Leticia Bastos. E para fechar, na sexta, dia 29 os produtos desenvolvidos no projeto são apresentados em uma exposição e um desfile.

O tema escolhido para essa edição foi “Arquitetura Goiana”, onde foi buscada a inspiração nos estilos arquitetônicos notados no estado, como o Colonial na Cidade de Goiás e Pirenópolis, ou a Art Déco tão presente em Goiânia, além de prédios que são marcantes no espaço urbano e até no plano arquitetônico da capital criada por Attílio Corrêa Lima.

Os alunos do primeiro período são os responsáveis pela exposição principal do evento, e desenvolvem vestidos conceituais, onde podem extravasar suas ideias em formas, texturas e estruturas, porém dentro do mesmo tecido e cor. Os alunos do terceiro período criam bolsas e acessórios para os pés, pensando na multifunção de peças, e são apresentados na passarela. O quinto período, cria coleções de roupas, onde cada aluno dentro de sua inspiração desenvolvem peças para diversos segmentos (Feminino, Masculino, infantil, moda praia, entre outros), sendo a principal atração do desfile.

Este ano os alunos da pós-graduação de Gestão em Negócios e Produtos de Moda também entram para a grade de participantes, e são divididos em grupos de atuação, onde desenvolvem Roupas, e acessórios (Bolsas, Calçados e Bijuterias), além de pesquisas referentes a diversos temas de moda e comportamento onde são escritos textos. Há também a UEGMM Revista, onde editoriais de moda são feitos por profissionais damoda goiana com os produtos criados pelos alunos, além de textos pertinentes ao assunto, e é distribuída no dia final do evento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp