Goianos terão visão privilegiada da chuva de meteoros na madrugada desta sexta, 29

Nasa divulga os meses em que chuvas de meteoros poderão ser vistas em 2024

A chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul será o próximo grande evento astronômico do mês. Os goianos terão visão privilegiada do fenômeno, por conta da localização do radiante. O pico do evento será na madrugada desta quinta, 28, para sexta, 29.

Uma chuva de meteoros para observar

A chuva de meteoros é um fenômeno dado quando a Terra passa pelo caminho ou pela rota de detritos de antigos cometas e asteroides. A gravidade da Terra atrai esses corpos para o centro, provocando riscos luminosos no céu com a alcunha de chuva de meteoros.

A explicação é do astrônomo cultural Clayton Gubio dos Santos, do Instituto Gunstar Team, de Goiânia. De acordo com ele, as chuvas de meteoros são totalmente inofensivas para a sociedade.

“Tratam-se apenas de fenômenos luminosos muito exóticos e belos”, comenta o profissional.

Segundo o astrônomo cultural, as chuvas de meteoros possuem radiantes, as regiões do céu em que os meteoros se irradiam. A Delta Aquáridas do Sul fica na Constelação de Aquário, com 20 a 60 meteoros por hora. Por conta de sua localização, o Hemisfério Sul tem uma visão privilegiada, especialmente em Goiânia, por causa da latitude.

A dica de Clayton para observar o fenômeno é procurar locais afastados de luzes artificiais, pois ele é melhor observado a olho nu. O astrônomo complementa que a Delta Aquáridas do Sul atingirá o seu pico nesta madrugada e, quanto mais próximo do nascer do Sol, melhor.

Para os fãs de astronomia, os céus continuarão reservando eventos interessantes nas semanas subsequentes. “O próximo evento astronômico vai ser a lua cheia de agosto, uma das melhores do ano. Temos também a chuva de meteoros Perseidas, que também é em agosto. Mas, neste ano, ela não vai estar tão legal, exatamente porque a lua vai estar cheia”, finaliza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp