Chegou a hora de reforçar o agasalho para enfrentar o frio mais intenso que chega a Goiás. A previsão do tempo indica que nesta sexta, sábado e domingo, os termômetros podem registrar até 10ºC no estado. A queda não será parecida com a onda congelante de maio deste ano, mas será o suficiente para deixar as manhãs ainda mais frias.
“Vamos ter um ‘bafinho’ chegando ao Centro-Sul goiano, nas regiões Sudeste e Sul do estado. Em Goiânia, a queda deve ser de 1ºC a 2ºC . Então, as temperaturas para esse fim de semana devem ser mais agradáveis”, explica o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim.
O destaque para a amplitude térmica nesta sexta, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima, fica para Jataí onde o dia começa com 11ºC e termina com 31ºC. Na capital, o termômetro deve variar entre 14ºC e 30ºC. Cristalina deve ter a menor temperatura do eatdo, chegando aos 10°C.
Segundo ele, as chuvas continuarão sem ocorrer até meados de setembro. A umidade do ar deve continuar em queda acentuada ficando abaixo de 20%, o que caracteriza estado de alerta. Amorim afirma que a seca está mais intensa, porém a queda acentuada e gradativa da umidade do ar é normal para o período.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece esse patamar quando o índice fica entre 12 e 20% e abaixo dele estado de emergência. A redução de vapor d’água na atmosfera exige mais cuidados com a saúde, como evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e utilização de soro fisiológico para olhos e narinas.
Confira temperaturas para esta sexta, 29, com mínima de 10°C:
- Cristalina: mínima de 10ºC e máxima de 26ºC
- Goiânia: mínima de 14ºC e máxima de 30ºC
- Jataí: mínima de 11ºC e máxima de 31ºC
- Rio Verde: mínima de 12ºC e máxima de 30ºC
- Caldas Novas: mínima de 12ºC e máxima de 29ºC
- Ipameri: mínima de 13ºC e máxima de 29ºC
- Itumbiara: mínima de 13ºC e máxima de 30ºC