O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 2, alerta de risco para a baixa umidade do ar para Goiânia e Região Metropolitana. O órgão pede cautela com a exposição ao sol e a hidratação, além de cuidados com o risco de incêndios.
Dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás, (Cimehgo), reforçam que a umidade do ar pode chegar a 16%, caracterizando estado de alerta. O mínimo considerado seguro é de 60% e abaixo 12% considerado de risco. Já a temperatura máxima pode chegar, nesta terça-feira, à casa dos 33ºC, conforme André Amorim, gerente do órgão.
O alerta inclui ainda riscos relacionados à saúde e meio ambiente; com o ressecamento da pele; desconforto nos olhos e sangramento no nariz. Há ainda os cuidados com o aumento da possibilidade de incêndios florestais. Em casos assim, de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser informado através do número 193, e a Defesa Civil, pelo 199.
Outras regiões do estado serão afetadas pelo clima seco, como Porangatu, no Norte do estado, onde as temperaturas devem passar dos 36ºC e umidade relativa abaixo de 20%.
A baixa umidade do ar é uma das características do inverno, estação do ano que começa no final de junho e vai até o fim de setembro no Brasil. Beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia ajudam a combater os efeitos.