Goiânia confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) confirmou transmissão comunitária da Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. O comunicado foi feito por meio de nota na tarde desta terça-feira,2. A capital tem 29 casos da doença. Todos são pacientes do sexo masculino, com idades entre 20 e 47 anos.

Ainda de acordo com a SMS, a maioria dos infectados tem histórico de viagem ou contato com pessoas que estiveram em São Paulo e Rio de Janeiro, estados onde ocorre a livre circulação do vírus.

Porém, “diante da apresentação de pacientes confirmados que não têm histórico de viagem a locais com casos confirmados da doença, bem como contato com tais pessoas, a SMS confirma a transmissão comunitária na capital goiana.”

Entretanto, a pasta afirma que não há casos graves da doença no município. Além disso, os casos suspeitos e confirmados estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs) do município.

A secretaria também pede para que a população vá até uma unidade de saúde mediante aparecimento de quaisquer sinais ou sintomas, como febre alta súbita, dor de cabeça, aparecimento de inflamação de linfonodos (ínguas), erupções cutâneas e mal-estar.

A pasta também afirma que todas unidade de saúde da capital já estão capacitadas para realização desses atendimentos.

 

 

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos