Após quatro mortes, CPP de Aparecida registra nova tentativa de homicídio

O sistema penitenciário de Aparecida de Goiânia quase registrou mais uma morte na madrugada desta quarta-feira, 3, após agentes da Casa de Prisão Provisória (CPP) do município flagrarem um detento esfaqueando um ‘colega’.  

Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o homem estava em posse de uma faca caseira, enquanto e desferia repetidos golpes no outro detento. Para impedir que a ação resultasse em morte, os agentes acabaram baleando o autor da tentativa de homicídio. 

Os dois foram encaminhados ao posto de saúde da CPP e, em seguida, para a Central de Flagrantes de Aparecida de Goiânia. Desde a última semana, a penitenciária registrou quatro mortes, o que levou à transferência de presos para unidades de segurança máxima.

Rebelião

Para o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a onda de assassinatos pode ser o começo de uma possível rebelião no sistema penitenciário aparecidense. De acordo com o órgão, associações criminosas seriam as responsáveis pelos crimes ocorridos nos últimos dias.

Além disso, há também a suspeita que um advogado tenha levado até os detentos ‘a ordem’ de matar Hyago Alves da Silva, Matheus Junior Costa de Oliveira e Paulo Cesar Pereira dos Santos, que aguardavam julgamento pelos crimes de roubo e homicídio.

Já João Victor Nunes Araújo Guedes, assassinado no último dia 27, era visto como um ‘cagueta’. Ou seja, alguém que passava as informações para os agentes penitenciários. Por isso, foi espancado até a morte.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos