Metade dos pontos de ônibus da Região Metropolitana não tem cobertura

Pelo menos 55% dos pontos de embarque e desembarque do transporte público de Goiânia e Região Metropolitana estão com a infraestrutura comprometida, sem cobertura e oferecendo riscos aos usuários, que ficam expostos às condições climáticas.

Segundo levantamento da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), responsável pela manutenção dessas estruturas, a capital possui 6.847 mil pontos de embarque e desembarque, mas apenas 3.064 estão cobertos. Outros 3.783 não possuem proteção e estão até mesmo tomados pelo mato.

Para a cuidadora de idosos, Inês Zione da Silva, a falta de estrutura nos pontos de ônibus é um transtorno para o usuário do transporte público. Ela espera um ônibus todos os dias em um ponto sem abrigo na Rua C-206, entre as Ruas C-197 e C-19, próximo ao Corpo de Bombeiros, no Jardim América.

“É muito complicado, principalmente quando está chovendo. Quando tem sol também é bem ruim, porque a gente fica exposta. Evito ao máximo andar de ônibus à noite, eu tenho medo já que só tem uma placa de identificação mostrando que é um ponto. Às vezes temos que ficar escondidos em estabelecimentos, para não se molhar ou se esconder do sol. Se chover, a gente ainda corre o risco de perder o ônibus, porque o motorista passa direto se não vê ninguém”, explicou.

Espera por ônibus

Assim como Inês, a técnica em enfermagem, Darlene Santos, também sofre com a precariedade dos pontos de espera. A mulher diz que mesmo com a cobertura a população não está prevenida da chuva e do sol. Outro problema denunciado pela usuária é a demora no tempo de espera do embarque e desembarque.

“Quem inventou esses pontos de ônibus nunca pegou ônibus na vida, porque não protege a gente de nada, molhamos da mesma forma. É preciso andar com uma sombrinha para se esconder do sol e da chuva enquanto espera o ônibus. Fora que o ônibus demora horas dependendo do dia para passar no ponto. Essa linha do 972 mesmo no final de semana é horrível. Todo final de semana tenho que pagar uma corrida por aplicativo para ir ao terminal. Não dá para esperar, se ficar no ponto a gente molha tudo ou queima do sol”.

Pontos de espera

Segundo o especialista em trânsito, Marcos Rothen, os pontos de parada fazem parte do mobiliário urbano, demonstrando a qualidade de uma cidade e seus benefícios para o seu morador. Além de cobertos, os pontos precisam ter lixeiras e informação para os usuários, segundo Rothen.

“Por ser um lugar onde as pessoas vão ficar um tempo paradas, é necessário que ofereça esses serviços. Uma cidade organizada e civilizada, precisa ter sempre que possível informações como o número do ponto e orientações para que o usuário possa desfrutar do transporte com mais facilidade”.

Para Marcos, a cidade precisa assumir a responsabilidade de implantação e manutenção dos pontos de ônibus, uma vez que trará mais qualidade de vida ao usuário.

“A cidade iria ficar mais bonita, organizada. Iria ficar mais agradável para todos. O usuário se sentiria mais valorizado, com mais vontade de usar o transporte público. Porém, essa falta de cobertura é um prejuízo muito grande para quem depende dos ônibus. A população fica sujeita ao sol, a chuva, sem proteção nenhuma”, concluiu.

Em nota, a CMTC informou que está previsto a implantação das coberturas nos abrigos para os próximos meses. O trabalho deve ser feito em conjunto com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), visto que a ideia é que os presos façam o trabalho, por meio do projeto um ponto de esperança.

Especialista diz que proteção em pontos de espera é essencial. (Foto: Arquivo pessoal)

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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