Procon Goiás multa empresas de telefonia, energia e bancos quase todos os meses

Há décadas os consumidores reclamam de produtos e serviços no programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). As principais empresas alvo das queixas são, basicamente, as mesmas em todos os rankings divulgados, deixando as pessoas na dúvida sobre as punições aplicadas e se realmente são cumpridas. Somente em julho deste ano foram 6.049 denúncias no órgão, em Goiás.

O superintendente do Procon Goiás, Levy Alves, afirma que centenas de autuações e multas são aplicadas mensalmente sendo os setores de  telefonia, energia elétrica e bancos, os campeões de penalidades. Ele destaca que os valores a serem pagos sobem a cada reincidência.

“Não passamos panos quentes para empresas que tolhem o direito do consumidor. Os problemas são os mesmos, mas, dado o volume de clientes que elas têm, é natural que sejam recorrentes. De qualquer forma, o consumidor não pode pagar a conta, por isso o Procon atua de forma  insistente em autuar e multar para que o seu direito seja garantido”, esclarece.

Os principais problemas costumam ser a longa fila de espera para atendimento na agência bancária, a deficiência na prestação do serviço e contas mensais em desacordo com o valor previsto no contrato firmado com telefonias e juros supostamente abusivos cobrados por cartões de crédito. Nessa última situação, a reclamação é aberta e encaminhada para a gerência de pesquisa e cálculo do Procon Goiás onde será apurado se os valores são realmente indevidos

No ranking elaborado a partir de registros feitos por telefone e presencialmente, as mais reclamadas são Claro, Caixa Econômica Federal e Tim, com 87, 78 e 60 registros, respectivamente. Já o ranking baseado nos registros feitos pela Internet, por meio do Procon Web, apresenta Claro, com 89, Tim, 48, e Enel, com 47 demandas. Este é o segundo mês consecutivo em que essas empresas aparecem entre as mais reclamadas.

As denúncias dos consumidores ao Procon Goiás podem ser feitas pelo telefone 151, em Goiânia, ou (62) 3201.7124, no interior do estado. As reclamações também podem ser feitas presencialmente na sede do órgão, localizado na rua 8, n 242, Edifício Torres, no centro da capital ou ainda pela internet, por meio do canal Procon Web.

De acordo com o decreto nº 2.181, de 1997, que cria o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, o não fornecimento de serviços adequados, eficientes, seguros e descontinuidade dos essenciais pode acarretar multa os órgãos públicos, empresas concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos