Goiás lança campanha de multivacinação nesta segunda-feira, 8

campanha vacinação

Campanha de multivacinação  é lançada  segunda-feira, 8, em Goiás. O objetivo é alertar a população sobre a importância e os benefícios da vacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A iniciativa é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. A abertura da campanha é à partir das 8h no Centro de Saúde da Família do Bairro São Carlos.

Mas atenção, as vacinas, serão ofertadas gratuitamente nas unidades de saúde de todos os municípios do Estado, e protegem contra doenças imunopreveníveis como sarampo, tétano, tuberculose, coqueluche, difteria, meningites e hepatites, dentre outras.

A ação visa atualizar o cartão de vacinação dos goianos. E fica o alerta, dados da SES mostram que nos últimos anos as coberturas vacinais de todas os imunizantes oferecidos pelo SUS estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para garantir a proteção coletiva de toda a população infantil.

Em média, neste ano em todo o Estado, a cobertura vacinal está pouco acima dos 50%. Também está sendo preparada uma campanha publicitária de cunho informativo e educativo para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância de atualizar o cartão de vacina das
crianças.

Eficazes

Todas as vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, foram estudadas, avaliadas e validadas há mais de 30 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São extremamente seguras e com efeito de debelar o risco de adoecimento de crianças e adolescentes.

O Brasil chegou a receber o Certificado de Erradicação da Paralisia Infantil em 1994 e o Certificado de País Livre do Sarampo, em 2016, ambos concedidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o desconhecimento da gravidade das doenças imunopreviníveis pela população mais jovem, porque não teve contato com pessoas que sofreram essas enfermidades, contribuiu para a queda acentuada dos índices de coberturas vacinais nos últimos anos em todo o País, inclusive no Estado de Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp