Fies 2022 abre inscrições para segundo semestre nesta terça-feira, 9

Fies

O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira, 9, o processo de inscrições para o segundo semestre 2022 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Governo Federal para financiar cursos de graduação em instituições de ensino particulares.

Os interessados devem acessar o portal do Ministério da Educação até as 23h59 desta sexta-feira, 12. O resultado será divulgado em chamada única no dia 16 de agosto. Nesta edição, serão disponibilizadas mais de 44 mil vagas.

Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas do exame, além de nota superior a zero em redação. Também é necessário que o candidato comprove renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Os candidatos que forem pré-selecionados na chamada única do Fies vão precisar completar informações das inscrições no sistema, conforme prazo determinado no edital.

Já os candidatos que estiverem na lista de espera, e forem pré-selecionados, deverá completar sua inscrição para contratação do financiamento, no prazo de três dias uteis após a pré-seleção ser divulgada.

Cronograma do Fies – 2º semestre de 2022:

De 9 a 12 de agosto – inscrição;

Dia 16 de agosto – resultado da chamada única e lista de espera;

De 17 a 19 de agosto – prazo para complementação das inscrições dos pré-selecionados na chamada regular; e

De 22 de agosto a 22 de setembro – prazo para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp