Frio segue pelo segundo dia e reforça ações pela população de rua, em Goiânia

Auxílio-Brasil: Goiás tem maior número de beneficiários do Centro-Oeste

Os goianos devem continuar usando agasalho. O frio segue nesta sexta-feira, 12, após chegar com tudo nesta quinta-feira, 11, em todo o estado, com temperaturas chegando a 8ºC.  A queda brusca mobilizou ações de reforço para assistir a população de rua pela segunda vez em menos de seis meses. Em maio, a Prefeitura de Goiânia teve de ampliar locais para alojamento que incluíram o Parque Mutirama.

Rio Verde, Catalão e Jataí de bater o recorde de frio previsto para amanhã. A previsão do tempo é de mínima de 14º C e máxima de 29º C para Goiânia, mas a expectativa é de retorno de temperaturas mais altas, comuns para o período, a partir desta sábado, 13. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim,  a friaca está sendo causada pela entrada de massa de ar frio de origem polar no estado.

A umidade do ar segue a tendência dos termômetros e continuar em queda. Os índices de água no ar na forma de vapor podem variar entre20% e 75%, o que impacta a saúde e sensação de tempo seco. A orientação é evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, evitar exposição ao sol e beber muita água.

Nesta noite, a força-tarefa para acolher pessoas que moram na rua deve continuar. Cerca de 100 cobertores serão doados em pontos estratégicos da capital, além de disponibilização de espaço no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) e preparo do café da manhã.

“No local, há uma estrutura para recebê-los e são disponibilizadas refeições e higiene pessoal. Vans percorrem o Centro da cidade para acolhida. Tudo o que pudermos fazer para ajudar os goianienses, faremos”, pontua o prefeito Rogério Cruz.

Confira as mínimas registradas no estado às 9 horas da manhã desta quinta-feira, 11:

Morrinhos: 4,9ºC

Rio Verde: 5,0ºC

Mineiros: 6,9ºC

Bom Jesus de Goiás: 6,9ºC

Caiapônia: 7,4ºC

Itumbiara: 7,4ºC

Jataí: 7,4ºC

Catalão: 7,7ºC

Cristalina: 7,9ºC

Pires do Rio: 8,1ºC

São Simão: 8,3ºC

Anápolis: 8,9ºC

Goiânia região Leste: 9,3ºC

Goiânia região norte: 9,7ºC

Luziânia: 9,8ºC

Goiânia região noroeste: 11,5ºC

Goiânia região central: 12,0ºC

Goianésia: 14,7ºC

Cidade de Goiás: 15ºC

Posse: 17,6ºC

São Miguel do Araguaia: 18,3ºC

Porangatu: 19,5º

Fonte: Cimehgo

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alunos de Goiás Brilham na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef)

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como da 1ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás, participaram e alcançaram excelentes resultados na primeira edição da Olímpiada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Ao todo, 96 estudantes goianos conquistaram medalhas de ouro, 214 de prata, 231 de bronze, além de 382 que receberam diplomas de mérito.
 
O objetivo da Olitef é proporcionar aos alunos conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia, contribuindo para a promoção de mudanças significativas na vida desses estudantes. A iniciativa busca criar uma percepção mais aprofundada sobre o valor do planejamento financeiro. As provas aplicadas e as atividades práticas incentivaram os estudantes a se interessarem ativamente pela Educação Financeira.
 
Aluna medalhista de ouro, Kamilly Vitoria Ferreira de Souza, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Amélia Florencia Barros, de Vila Boa, expressou sua alegria ao saber que conquistou a medalha de ouro. “Foi muito bom ter ganhado a medalha e ter deixado meus pais orgulhosos de mim. E essa conquista fica, também, como incentivo para os outros alunos,” disse Kamilly.
 
Quando começou a estudar, faltavam seis semanas para a realização da prova, mas o estudo intensivo para reforçar a sua aprendizagem foi importante. Por meio das atividades realizadas nos aulões de matemática financeira, Kamilly foi aprendendo cada vez mais. “Tenho só a agradecer às nossas professoras Vera, Ney, Bianca e Iasmine,” conclui Kamilly Vitoria.
 
Iniciativa Olitef/Aprender Valor
 
A Olitef/Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central do Brasil, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nas escolas brasileiras. O programa oferece formação específica para diretores e professores, além de projetos escolares integrados aos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, sendo aplicados diretamente em sala de aula.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp