O número de autuações de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro aumentou 50,7% nos sete primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), registrou em 2022, 6.881 motoristas com sinais de embriaguez que se recusaram a fazer o teste. Ou seja, a cada 24 horas, 38 pessoas são autuadas. Já em relação aos motoristas que foram flagrados dirigindo alcoolizados após realizar o teste chega a 2.532.
Para o Tenente Coronel do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Antônio Freitas Júnior, dirigir embriagado está entre as principais causas de mortalidade no trânsito, juntamente com a falta de capacete, excesso de velocidade, falta de cadeirinha e falta do uso do cinto de segurança. A embriaguez ao volante, inclusive, é uma das infrações mais comuns, principalmente na capital.
“Estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão do álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, perda de reflexo e sonolência. Todos esses sintomas são imediatos e prejudicam diretamente na condução do veículo automotor. Dirigir sob a influência de álcool representa um perigo independentemente da quantidade ingerida e da distância percorrida com o seu veículos”, explicou.
Punição
Porém, quem gosta de ‘tomar uma birita’ deve ficar atento, visto que além de colocar a vida de outras pessoas em perigo, o condutor pode ser preso e até pagar uma multa, além de perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme explica o Coronel Antônio. Entretanto, se o condutor imprudente se envolver em um acidente com vítima fatal, nem a bebida mais forte poderá ajudá-lo a se livrar da ‘dor de cabeça’.
Para coibir os crimes à frente do volante, o militar explica que existe a fiscalização e a Operação Balada Responsável no território Goiano. De acordo com Antônio, a PM, com o apoio do DETRAN, tem realizado operações fiscalizatórias, preventivas e educativas em todo o estado. Para ele, Goiás e o país pagam um alto custo pelos acidentes de trânsito, fator esse que impacta em diversos setores, principalmente na área da saúde.
“A luta de combate a embriaguez, reflete principalmente na mudança de hábito do condutor. O motorista deve ter consciência que estando alcoolizado, coloca a vida de todos em risco. A capital possui a maior frota de veículo, que é superior a um milhão de veículos circulando diuturnamente e por maior que seja a intensificação de operações fiscalizatórias, são computados diariamente crimes dessa natureza em todo o estado”, concluiu.
Embriaguez ao volante nas rodovias federais aumenta 215%, em Goiás
O índice de casos de embriaguez ao volante nas rodovias federais goianas em 2022 também sofreu aumentou 200,1%, saltando de 654 ocorrências para 1.963, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Porém, de todas as autuações por embriaguez ao volante este ano, 79,9% foram de pessoas que se recusaram a fazer o teste. Assim como nas vias urbanas, uma das infrações mais cometidas pelos motoristas nas rodovias federais, de acordo com o chefe de comunicação da PRF, Eduardo Zampieri, é a embriaguez ao volante.
Ele conta que, normalmente, as pessoas que são flagradas nesta condição são condutores de veículos leves (automóveis, caminhonetes e motocicletas). Todavia, com menor frequência, também são flagrados motoristas profissionais, como os caminhoneiros.
“Geralmente são homens entre 18 e 40 anos os que mais são flagrados nas fiscalizações de alcoolemia. A simples recusa a se submeter ao teste de alcoolemia já enseja multa. Contudo, a depender do volume de álcool constatado pelo aparelho ou caso a pessoa apresente sinais notórios de embriaguez, poderá ser presa”, disse.