Uma pequena ursa foi resgatada por autoridades nesta última quinta-feira, 11, após ser intoxicada por comer uma quantidade excessiva de um tipo de mel que dá efeitos alucinógenos, na província de Duzce, no Noroeste da Turquia.
Imagens gravadas através de um celular bombaram nas redes ao mostrar o filhote, uma fêmea, balançando e choramingando, sentada de barriga para cima na traseira de uma caminhonete, depois de comer o mel.
O “mel louco” (‘deli bal’ em turco) é um tipo de mel da flor rododendro que causa efeitos alucinógenos.
Trata-se de uma espécie de arbusto que dá flores pequenas e coloridas. Todos contêm uma toxina chamada graianotoxina no pólen e no néctar, e por isso o mel produzido a partir dessas plantas é muito venenoso. O resto da planta é venenoso, especialmente as folhas.
De acordo com as autoridades locais, apesar do animal estar em boas condições físicas, foi levado ao veterinário para receber tratamentos, e que em breve será solta na natureza.
O caso do urso gerou uma repercussão na Turquia e nesta última sexta-feira, 12, o Ministério da Agricultura e Florestas do país se pronunciou através do Twitter, sobre o ocorrido.
Através de um comunicado divulgado, informaram: “O nome do nosso ursinho fofo é ‘Balkız’. Viva o nome da nossa filha. O estado de saúde de Balkız é bom, vamos soltá-la em seu espaço de vida o mais rápido possível”.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)