Governo de Goiás distribui livros literários para crianças de 245 municípios

Reforço escolar em Português e Matemática chega aos 246 municípios goianos

Com o objetivo de fortalecer a alfabetização no estado, o Governo de Goiás iniciou, neste mês de agosto, a distribuição de kits de livros literários para todas as turmas da educação infantil e do 1º e 2º ano do ensino fundamental em 245 cidades goianas. 

Toda a ação faz parte do programa AlfaMais Goiás, com desenvolvimento da Secretária de Estado da Educação (Seduc) em parceria com as prefeituras. Os livros serão entregues a mais de 337 mil estudantes matriculados no ciclo de alfabetização.

Além de beneficiar os alunos, o programa irá conceder às escolas o acesso aos softwares de gestão escolar e administrativa da Seduc. E ainda irão atribuir uma bolsa-auxílio para três profissionais de cada secretaria municipal de educação para acompanhar e monitorar as ações do AlfaMais Goiás.

Todo o material que está sendo distribuído foi elaborado pelos profissionais da rede pública estadual. Em outra frente, o programa tem possibilitado a participação de 28 mil profissionais em curso de formação constituído de quatro módulos, com previsão de término em dezembro deste ano.

“Os investimentos na alfabetização, sobretudo neste momento, de impactos da pandemia de Covid-19, ampliam o trabalho desenvolvido até aqui pelo Governo de Goiás na educação pública estadual”, disse a  secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, sobre a ação.

Ainda que a educação básica seja uma responsabilidade dos governos municipais, todo este trabalho em conjunto do Estado e prefeituras irá garantir que estes alunos contemplados cheguem em melhores condições às próximas etapas escolares.

Avaliação

Em 2021, os alunos incluídos no AlfaMais Goiás passaram por uma avaliação com teor diagnóstico; já em 2022, foi realizada uma avaliação de fluência leitora e, no final do ano, em dezembro, está prevista a avaliação da escrita. O objetivo dos exames é verificar o desempenho dos estudantes e a necessidade de ajustes no programa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos