Em mais uma rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 18, os dois candidatos que polarizam a corrida pelo Palácio do Planalto aparecem rigorosamente empatados. Tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quanto o atual, Jair Bolsonaro (PL), somam 39% das intenções de votos do eleitorado carioca ouvido no levantamento.
O cenário, que se refere ao primeiro turno das eleições de outubro próximo, se refere à versão estimulada, quanto os nomes dos candidatos são apresentados. Na comparação com a pesquisa anterior, Lula se manteve estável, enquanto Bolsonaro apresentou crescimento de 5 pontos percentuais (de 34% ara 39%). Os dois são seguidos, ainda que com ampla margem, por Ciro Gomes (PDT), com 6% dos votos, e Simone Tebet (MDB), com 2%.
Brancos, indecisos e nulos correspondem a 4% dos votos e 9% dos cariocas ouvidos afirmaram que não pretendem votar no primeiro turno das eleições. Quanto aos demais candidatos – Vera Lúcia (PSTU); Soraya Thronicke (União Brasil); Eymael (DC); Felipe D’Ávila (Novo); Sofia Manzano (PCB); e Leonardo Péricles (UP) – não pontuaram.
A pesquisa Genial/Quaest está registrada nos tribunais Superior Eleitoral e Regional Eleitoral com o código BR 08389/2022 e RJ 07554/2022. Nela, foram entrevistadas mais de 1,5 mil pessoas que vivem no estado entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais.