Vídeo: Animais são atingidos por incêndio próximo a usina de álcool, em Jandaia

Incêndio em Jandaia

Nesta quinta-feira, 18, um incêndio atingiu canavial próximo a uma usina de álcool, o que resultou em queimaduras de animais de propriedades próximas, em Jandaia, região Oeste de Goiás. Brigadistas trabalharam por quase 20 horas para combater o fogo. Nas imagens é possível observar porcos com a pele queimada. 

De acordo com os profissionais da usina, não se sabe ao certo o que provocou o incêndio, no entanto, ele se espalhou rapidamente juntando-se a outro incêndio que já estava acontecendo em Acreúna, cidade vizinha. 

“Trabalhamos das 14h de quinta-feira [18], até às 8h de hoje [sexta-feira, 19]. O pessoal que tem propriedade perto da usina também mandou mensagem, mostrando os animais queimados, e as equipes ajudaram também”, disse o motorista Weberton Cândido da Silva.

No vídeo dá para ver a proporção que as chamas chegaram junto com uma grande coluna de fumaça. Também se observa água sendo jogada pelo caminhão da brigada, na tentativa de conter o avanço do fogo. Outras imagens mostram ainda, porcos com a pele queimada e o chiqueiro parcialmente destruído. Alguns dos animais quase não conseguem se levantar.

Ainda nesta sexta-feira, o fogo na região já foi controlado e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) informou que vai apurar os motivos que causaram estas chamas.

Vídeo:

Relembre o Incêndio

Uma cortina de fumaça formada por um incêndio assustou os moradores da zona rural de Acreúna, Paraúna e Indiara, nesta última quinta-feira, 18, à tarde. Lavouras foram destruídas, e até o momento, mesmo com cerca de dez caminhões pipa e um avião ajudando, as chamas não foram controladas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos