Com o estoque em situação crítica, o Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), necessita de doação de sangues e plaquetas de qualquer tipo, com urgência, em Goiânia.
Os interessados podem procurar o HC de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h com um documento oficial com foto, válido em território nacional. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação e de riscos para o doador.
Critérios para a doação:
- Para doar, basta apresentar um bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar 50 quilos e não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.
No entanto, pessoas que estejam com febre, diarreia recente ou gripadas devem adiar a doação. Grávidas e mulheres no pós-parto também não podem doar temporariamente.
- No dia doação o voluntário deve estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação, está descansado (dormindo pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Voluntários podem doar sangue várias vezes durante a vida, contanto que tenha um intervalo necessário entre as doações e que o máximo de sangue retirado seja de 450ml.
Homens podem doar a cada dois meses, sendo, no máximo, quatro vezes ao ano. Já mulheres, podem doar a cada três meses totalizando, no máximo, três doações anuais.
Mais informações: (62) 3269-8326 / (62) 99108-5774
Endereço: Banco de sangue do Hospital das Clínicas-UFG – 1ª Avenida, s/n, Setor Leste Universitário, em Goiânia.