Press "Enter" to skip to content

Eleições 2022: veja a relação entre número de candidatos e vagas por estado

Última atualização 23/08/2022 | 14:47

Nas eleições 2022, o estado de Goiás, analisando o contexto geral do Brasil, está no “meio-termo” da relação entre número de candidatos e vagas. Nos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o Distrito Federal costuma ser o dono da maior concorrência.

Cargos de governador e senador

Levando em conta todos os 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, a unidade federativa com menos candidatos para governador no pleito deste ano é o Mato Grosso, com apenas quatro. Roraima tem cinco, enquanto Amapá, Ceará e Bahia possuem seis cada.

Na lista dos lugares com mais candidatos ao posto de governador, Distrito Federal lidera a relação, com 12 candidatos. Rio Grande do Sul e Pernambuco têm 11 cada, e São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais possuem dez.

Nessa equação, Goiás não aparece nem entre os estados com mais candidatos, tampouco entre aqueles com menos. Para governador, Goiás aparece na quarta posição, ao lado de Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará, todos com nove candidatos.

Na disputa pelo posto de senador, que, assim como governador, elegerá apenas uma pessoa por estado neste ano, Rio de Janeiro lidera a lista, com 13 candidatos. Distrito Federal, Pará e Tocantins têm 12 cada, São Paulo e Santa Catarina contam com 11.

Goiás surge logo em seguida, com dez, ao lado de Paraná e Rio Grande do Norte. No outro extremo, Alagoas e Maranhão aparecem com somente cinco candidatos cada para senador.

A disputa de deputados em Goiás

As listas de deputados em Goiás e nos outros estados do Brasil permitem dois tipos diferentes de análise. Começando pelos candidatos a deputados federais, é possível enxergar pelo número total de candidatos, além da média por vaga, considerando que cada unidade federativa possui um número diferente.

São Paulo, por exemplo, é quem apresenta o maior número de candidatos, com 1.510. No entanto, na média de candidatos por vaga, os paulistas estão em quarto lugar, com 21. Em números totais, Minas Gerais fica em segundo, com 1.072 candidatos, e Rio de Janeiro em terceiro, com 1.059. Goiás, por sua vez, conta com 377 e se posta em nono lugar.

Já na média, Goiás se estabelece em terceiro, com 22 candidatos por vaga. Vale ressaltar que o estado tem direito a 17 vagas nesse cargo em questão. Distrito Federal, com 25, e Rio de Janeiro, com 22, aparecem na frente. Os menores números absolutos são do Acre (137), Amapá (148) e Tocantins (154). Por outro lado, a menor média é do Rio Grande do Sul (17 por vaga).

Mudando para deputado estadual, São Paulo (2.029), Rio de Janeiro (1.608) e Minas Gerais (1.386) são os três estados com maior número de candidatos. Goiás é o sétimo, com 775. As três unidades com menos candidatos são Piauí (207), Alagoas (265) e Tocantins (308).

Na média, Distrito Federal ocupa a liderança, com 24 candidatos por vaga. Goiás, por sua vez, tem 18, considerando que 41 são eleitos no total. Por fim, a menor média é do Piauí, com apenas cinco por vaga.