Vídeo: Incêndio destrói extensa área na Chapada dos Veadeiros

incêndio Chapada dos Veadeiros

Neste final de semana, teve início um incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. As chamas começaram a se espalhar na manhã deste sábado, 28. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) continua atuando no local neste domingo, 29, controlando os focos para que eles não cheguem ao Parque Nacional.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros

A área atingida pelo incêndio na região da Chapada dos Veadeiros é equivalente a 125 campos de futebol. O maior lado do foco das chamas chega a 1987,41m, de acordo com a CBMGO. Os demais alternam entre 1687,95m, 1042,94m e 421,83m.

O incêndio começou na Área de Preservação Ambiental Pouso Alto (APA), nos arredores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, está em vigilância.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também segue em alerta, acompanhando o trabalho dos bombeiros a fim de garantir a extinção dos focos de incêndio.

Em Goiás, neste ano, a CBMGO já registrou mais de 6 mil ocorrências de incêndio. Como no ano anterior foram 9.334, a estimativa é de que o balanço deste ano tenha mais casos de queimadas.

Confira as ações dos bombeiros na região de Alto Paraíso de Goiás:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp