Veículos de transporte clandestino são apreendidos durante ação, em Goiânia

transporte irregular

Três veículos utilizados para transporte irregular foram apreendidos por auditores fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), com apoio da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira, 2, no Terminal Rodoviário, em Goiânia.

Segundo a Seplanh, os donos do veículos abordavam os passageiros e diziam que eram motoristas de aplicativo. No momento da corrida, eles não comprovavam vínculo com as empresas, o que se caracteriza como transporte clandestino. 

Além de terem os carros apreendidos, os condutores foram autuados em cerca de R$ 1,6 mil, conforme estipulado pelo Decreto Municipal 2890/2017, que estabelece normas para transporte de passageiros por aplicativo na capital. 

Em nota, o gerente de Fiscalização de Transportes da Seplahn, João Peres Teodoro, afirmou que as ações são realizadas periodicamente desde janeiro de 2022, com o intuito de combater a prática de transporte irregular de passageiros.

Ele também diz que desde o início já foram apreendidos 15 veículos utilizados na prática, e que seus proprietários foram autuados pelo exercício irregular da atividade. “Nosso intuito, com essas ações, é garantir a segurança dos passageiros”, completa.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp