O início das campanhas eleitorais elevou o custo por mil visualizações (CPM) de propagandas na internet em mais 1.800% nos últimos 15 dias. Os dados foram levantados na plataforma do Facebook Ads, que é o gerenciador de anúncios do Facebook e do Instagram.
Na primeira quinzena de agosto, o CPM era de R$ 5,03. Porém, no período de 16 a 31 de agosto, com o início da campanha eleitoral, o preço para que uma publicação atinja mil visualizações chegou a R$ 96,71.
No regulamento da propaganda eleitoral, impulsionamento de propagandas na Internet é permitido e deve ser cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A corte também estabelece que a propaganda eleitoral paga na Internet deve ser feita somente por candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias e precisa ser identificada como tal onde for exibida.
De acordo com o consultor e especialista em anúncios digitais Gustavo Coelho, essa relação entre o custo por mil visualizações é diretamente impactada pelo período eleitoral.
“Nesse período, o CPM é muito inflacionado por dois fatores. Quando você seleciona o público para eleição, vale para todo mundo, a partir de 16 anos, qualquer lugar do Brasil, preto, branco. E são depositadas quantias grandes de dinheiro apenas para um período curto, que é o período de campanha, então você tem esse aumento do custo”, explica Coelho à CNN.
Gastos com anúncios
Segundo dados registrados no TSE até esta sexta-feira, 2, os candidatos gastaram cerca de R$ 15,5 milhões com impulsionamento de publicações nas redes sociais. A modalidade de campanha é a oitava com mais investimentos dos candidatos e partidos, conforme o ranking do tribunal.
Na última eleição geral, em 2018, o custo do impulsionamento de uma publicação para mil visualizações foi de R$ 13,41 durante toda a campanha, na plataforma Facebook Ads. Já em 2020, ano de eleições municipais, o CPM do período eleitoral foi de R$ 75,50.