Cavalhadas de Pirenópolis vence prêmio internacional Passaporte Aberto 2022

Imagem mostra cena da Festa das Cavalhadas de Pirenópolis

A beleza e a relevância histórica da Festa das Cavalhadas de Pirenópolis foram novamente reconhecidas, desta vez com a conquista do Prêmio Internacional Passaporte Aberto, promovido pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT).

O prêmio compreende 12 categorias e Pirenópolis concorreu na “Festa do Ano” com as tradicionais Cavalhadas, sendo premiada ao lado do Campeonato Mundial de Alfajor, da Argentina. Também concorreram a Festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).

“Para nós é um grande reconhecimento de todo esforço que a comunidade pirenopolina faz para realizar essa festa tão alegre e genuína”, comemorou a secretária de turismo do município, Vanessa Leal.  Ela disse ainda, esperar que o prêmio “além de nos ajudar na preservação e salvaguarda do patrimônio, possa ser motivo de muito orgulho e projeção internacional”.

A Festa das Cavalhadas foi inscrita pelo apresentador do programa turístico Viaje Por aí, Ziomar Santos, e a esposa dele, Eliane de Souza, ambos diretores da OMPT no Brasil.

Cavalhadas

As Cavalhadas fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo e são inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha, na Idade Média. O evento ocorre há mais de 200 anos e é uma demonstração de religiosidade e cultura, e que também fomenta o turismo e a economia local.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos