Na tarde desta segunda-feira, 5, um incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília. A reserva, que fica a 10 quilômetros da capital federal, teve uma grande área atingida pelas chamas. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF) foi acionado e tenta combater as chamas.
A Defesa Civil do DF emitiu um alerta já neste domingo, 4, em razão da baixa umidade. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice chegou a 9% no dia anterior. Já nesta segunda-feira, 5, a umidade era um pouco melhor, da casa de 20%. Não há registro de chuvas na região há pelo menos 121 dias.
Uma aeronave de resgate do Corpo de Bombeiros do DF sobrevoou o local, mas não conseguiu estimar o tamanho da área atingida pelo fogo.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao ser procurado diz estar mobilizando esforços para o combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília, eles também estão contando com o apoio da Brigada Nacional Wellington Peres e com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O Órgão afirma que “No momento, as condições do fogo e do clima na região são severas. Enquanto isso, as equipes da Unidade de Conservação Federal seguem mobilizadas para dar início ao combate até esta noite”.
O corpo de Bombeiros do Distrito Federal diz ter acionado 72 bombeiros para tentar combater e conter as chamas. De acordo com a corporação, foram designadas 11 viaturas e uma aeronave para serem utilizadas na operação. Por volta das 11h da manhã dessa segunda-feira os Bombeiros foram acionados para tentarem combater as chamas.
Até o fechamento dessa matéria não foram divulgadas novas informações sobre o tamanho da área atingida e nem as causas do incêndio.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)