Vídeo: Fogo atinge Parque Nacional de Brasília; bombeiros tentam combater as chamas

Incêndio

Na tarde desta segunda-feira, 5, um incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília. A reserva, que fica a 10 quilômetros da capital federal, teve uma grande área atingida pelas chamas. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (DF) foi acionado e tenta combater as chamas.

A Defesa Civil do DF emitiu um alerta já neste domingo, 4, em razão da baixa umidade. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice chegou a 9% no dia anterior. Já nesta segunda-feira, 5, a umidade era um pouco melhor, da casa de 20%. Não há registro de chuvas na região há pelo menos 121 dias.

Uma aeronave de resgate do Corpo de Bombeiros do DF sobrevoou o local, mas não conseguiu estimar o tamanho da área atingida pelo fogo.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao ser procurado diz estar mobilizando esforços para o combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília, eles também estão contando com o apoio da Brigada Nacional Wellington Peres e com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

O Órgão afirma que “No momento, as condições do fogo e do clima na região são severas. Enquanto isso, as equipes da Unidade de Conservação Federal seguem mobilizadas para dar início ao combate até esta noite”.

O corpo de Bombeiros do Distrito Federal diz ter acionado 72 bombeiros para tentar combater e conter as chamas. De acordo com a corporação, foram designadas 11 viaturas e uma aeronave para serem utilizadas na operação. Por volta das 11h da manhã dessa segunda-feira os Bombeiros foram acionados para tentarem combater as chamas.

Até o fechamento dessa matéria não foram divulgadas novas informações sobre o tamanho da área atingida e nem as causas do incêndio.

Vídeo:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp