A ‘imortal’ Rainha Elizabeth II, de 96 anos, morreu na tarde desta quinta-feira, 8, após o Palácio de Buckingham informar que os médicos estavam preocupados com a saúde da soberana. Símbolo da monarquia britânica, Elizabeth governou o império britânico por mais de 70 anos, se consagrando como a mais longeva rainha da história do Reino Unido e a segunda com mais tempo de reinado na história do mundo.
Agora, o trono deve ser passado ao seu filho mais velho, o príncipe Charles, de 73 anos. A morte da monarca ocorreu dois dias após ela encarregar a conservadora Liz Truss de formar um novo gabinete, oficializando a posse do 15º premiê de seu reinado.
Saúde debilitada
A saúde da rainha já vinha sendo motivo constante de preocupação, mas alguns incidentes já vinham aumentando os rumores de que a monarca estava com a saúde debilitada, devido as suas ausências em eventos públicos.
Nesta quarta-feira, 7, por exemplo, Elizabeth II cancelou uma reunião com seu Conselho Privado após ter sido instruída a descansar. Durante as comemorações de seu Jubileu de Platina (quando completou 70 anos de reinado) a rainha também teve uma participação reduzida.
Quem foi a Rainha Elizabeth?
Elizabeth Alexandra Mary Windsor, popularmente conhecida como Rainha Elizabeth II, nasceu em Mayfair, em Londres, no dia 21 de abril de 1926. Ela foi a primeira filha do Rei George VI e da Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).
Quando Elizabeth nasceu, a coroa estava em poder de seu avô George V, que foi o primeiro membro da dinastia de Windsor a ser coroado. Elizabeth era a terceira na linha sucessória da coroa, atrás de seu tio Edward e de seu pai George. Em 1936 com a morte de seu avô, o tio da monarca, Rei Edward VIII, decidiu abdicar o trono menos de um ano depois de assumir a coroa, para casar com uma norte-americana divorciada.
Isso fez com que o trono fosse repassado ao Rei George VI, pai de Elizabeth II, que assumiu o trono em 11 de dezembro de 1936. Com 10 anos, Elizabeth 2ª torna-se a primeira na linha sucessória ao trono. A partir de 1951, enquanto o rei esteve doente, a princesa Elizabeth II já o representava em diversos compromissos oficiais.
Casamento e Coroação
Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth II casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia, que ela conheceu quando estava com 13 anos de idade. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).
No dia 6 de fevereiro de 1952, com a morte precoce de seu pai, Elizabeth II, com 25 anos de idade, assumiu o trono. Porém, apenas em 2 de junho de 1953 ela é coroada. Nesta data, a rainha já era mãe de Charles e Anne. Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O príncipe Philip, que se manteve na condição de consorte real, tornou-se Duque de Edimburgo.