Com morte de Elizabeth II, Charles assume o trono ao lado de ex-amante como rainha consorte

Rei Charles III e Camilla

O Reino Unido tem um novo rei. A linha de sucessão da monarquia britânica dá a Charles o direito ao trono com a morte da mãe dele, a rainha Elisabeth II, que teve o reinado mais longo da história britânica. Ela faleceu cerca de um ano e meio após o marido, o rei Philip. A cerimônia que oficializa a proclamação deve ocorrer até amanhã no Palácio de St James, quando ele jurará preservar a Igreja da Escócia. A coroação ainda não tem data para ocorrer.

Uma das primeiras decisões dele deve ser acerca do nome. O rito permite a manutenção de Charles com o acréscimo de III ou outra nomeclatura, incluindo um de seus três sobrenomes: Philip Arthur George. A esposa de Charles, a ex-amante Camila Parker Bowles, se mantém como duquesa da Cornualha e recebe o título de rainha consorte.O neto mais velho de Elisabeth II, William agora passa a ter o título de Duque da Cornualha e não se torna automaticamente o príncipe de Gales. 

O  rei Charles ficará à frente da Commonwealth, uma associação de 56 países independentes com 2,4 bilhões de súditos. O herdeiro assume a coroa em um período econômico nacional de recessão e inflação na casa dos 10% que fizeram disparar o aumento do custo de vida da população. 

Nesta semana, Elisabeth II chegou a empossar a nova primeira-ministra Liz Truss no cargo após sucessivas polêmicas envolvendo o ex-titular Boris Johnson. Ele tinha um encontro marcado com a rainha nesta quinta-feira, 8, para formalizar a saída do governo. A novata deve se reunir ainda hoje com Charles e participará de uma cerimônia fúnebre íntima.

Aos 96 anos, a monarca deixou quatro filhos (Charles, Anne, Andrew e Edward), oito netos e 12 bisnetos. Segundo o Palácio de Buckingham, a residência oficial e principal local de trabalho da rainha, todos os filhos estão ou estavam a caminho do local após os médicos informarem que a situação da monarca com 70 anos de chefia de Estado era delicada. A causa não foi oficializada, mas o que se sabe é que ela apresentava problemas de mobilidade.

Velório

Em um comunicado, o Palácio de Buckingham anunciou o falecimento. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”. O velório pode durar mais de dez dias. informações de bastidores publicadas pela imprensa internacional apontam que o roteiro fúnebre está planejado há cinco anos. 

Conforme  vazamento de documentos oficiais, caixão com o corpo da rainha seria levado de do palácio na Escócia, se ela morresse, lá de trem ou avião até a capital inglesa, Londres. No dia seguinte haveria uma ato oficial no Palácio de Buckingham. Um procissão deve ocorrer no quinto dia no Palácio de Westminster, onde Elisabeth II ficaria até o oitavo dia da morte para que o público possa se despedir da monarca.

A expectativa é de que seja decretado feriado nacional no dia do sepultamento. A mobilização de pessoas nas ruas está aguardada para esse dia, que deve ter badalo de sinos do Big Ben exatamente às 11 horas da manhã durante o trajeto do corpo até a Abadia de Westminster. Depois, ela deve ser levada para a Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, e será enterrada ao lado dos restos mortais do pai, o rei George VI. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos