Porta de Eixo Anhanguera que abriu em movimento e matou passageira tinha problemas mecânicos

O acidente com o ônibus do Eixo Anhanguera que matou uma mulher há pouco mais de 20 dias foi causado por problemas mecânicos. A estrutura que permite a abertura e fechamento das portas estava desgastada, segundo laudo pericial apresentado pela Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict). 

Documentos da Metrobus apontam que um dos motoristas alertou o setor de manutenção para problemas no rolete da porta em 26 de julho. Alguns dias depois, em 11 de agosto, uma nova reclamação de outro motorista indicou o mesmo problema. 

A delegada que acompanha o caso, Maira Barcelos, afirma que o chefe do setor de manutenções e o motorista que conduzia o ônibus no momento da tragédia serão ouvidos em breve. Segundo ela, novos laudos do veículo e do local não tem prazo para serem divulgados.

A estudante Leidiane Teixeira segurava uma marmita quando se desequilibrou durante uma curva mais fechada no trajeto e chegou a tentou segurar na porta, que abriu e ela caiu do veículo em 18 de julho na estação Palmito, no Jardim Novo Mundo. Ela chegou a ser atendida em um hospital, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu.

À época, a Metrobus publicou uma nota lamentando o fato e informando ter começado uma apuração interna para identificar as causas do acidente. Segundo a empresa, nenhum de seus veículos roda com a porta aberta em função de um sensor que impede essa possibilidade. ”Inicialmente, já foi identificado que a porta estava fechada e em funcionamento normal no momento do acidente e abriu após sofrer um grande impacto”

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Alunos de Goiás Brilham na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef)

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como da 1ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás, participaram e alcançaram excelentes resultados na primeira edição da Olímpiada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). Ao todo, 96 estudantes goianos conquistaram medalhas de ouro, 214 de prata, 231 de bronze, além de 382 que receberam diplomas de mérito.
 
O objetivo da Olitef é proporcionar aos alunos conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia, contribuindo para a promoção de mudanças significativas na vida desses estudantes. A iniciativa busca criar uma percepção mais aprofundada sobre o valor do planejamento financeiro. As provas aplicadas e as atividades práticas incentivaram os estudantes a se interessarem ativamente pela Educação Financeira.
 
Aluna medalhista de ouro, Kamilly Vitoria Ferreira de Souza, do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Amélia Florencia Barros, de Vila Boa, expressou sua alegria ao saber que conquistou a medalha de ouro. “Foi muito bom ter ganhado a medalha e ter deixado meus pais orgulhosos de mim. E essa conquista fica, também, como incentivo para os outros alunos,” disse Kamilly.
 
Quando começou a estudar, faltavam seis semanas para a realização da prova, mas o estudo intensivo para reforçar a sua aprendizagem foi importante. Por meio das atividades realizadas nos aulões de matemática financeira, Kamilly foi aprendendo cada vez mais. “Tenho só a agradecer às nossas professoras Vera, Ney, Bianca e Iasmine,” conclui Kamilly Vitoria.
 
Iniciativa Olitef/Aprender Valor
 
A Olitef/Aprender Valor, uma iniciativa do Banco Central do Brasil, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da Educação Financeira e da Educação para o Consumo nas escolas brasileiras. O programa oferece formação específica para diretores e professores, além de projetos escolares integrados aos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas, sendo aplicados diretamente em sala de aula.

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