Era fã? Saiba como você pode prestar homenagens à Rainha Elizabeth II

Muitas pessoas pelo mundo se sentiram solidárias com a família real após a morte da rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira, 8, encerrando o reinado mais longo do Reino Unido aos 96 anos. 

Nesta sexta-feira, 9, o governo britânico divulgou as orientações oficiais sobre o período de luto pelo qual o país passará até o funeral da monarca.  Um link foi disponibilizado no site oficial da realeza para quem deseja enviar condolências à família e estiver longe da Inglaterra. Mensagens podem ser deixadas em um formulário disponível no site

“Uma seleção de mensagens serão passadas para os membros da Família Real, e podem ser guardadas nos Arquivos da Realeza para posterioridade”, afirma o texto.

Homenagens presenciais no Reino Unido 

Dando continuação às tradições, os britânicos têm costume de enviar mensagens de condolências através de livros físicos para familiares enlutados. 

Segundo as orientações do governo, embora os livros não estejam disponíveis nas residências da realeza, eles estarão disponíveis em diversas prefeituras e outras localidades do país. As orientações explicam ainda que qualquer cidadão pode abrir um livro durante o Período de Luto Nacional. 

“Não existe um formato definido para o livro. A mesa geralmente é uma mesa de cavalete na qual o livro é colocado com uma toalha de mesa branca, um arranjo de flores (lírios ou outras flores brancas) e uma fotografia formal emoldurada de Sua Majestade”, afirma o governo. “Saiba que a Casa Real e o governo não poderão receber livros de condolências”, acrescentou.

Flores em homenagem 

Também é de costume que os enlutados depositem arranjos flores em homenagem à pessoa que morreu. O governo britânico definiu locais específicos para concentrar esse tipo de condolências durante o período de luto o qual o país está passando. Na capital de Londres, um memorial de flores será criado no Green Park neste sábado, 10, e será o lugar principal para o depósito de flores próximo ao Palácio de Buckingham. 

Já em locais de residências reais, como em Windsor, por exemplo, flores podem ser deixadas no Cambridge Gate, perto do centro da cidade. 

 No Palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu, as flores podem ser deixadas no portão principal. Outras localidades podem ser checadas neste link.

“Fazer uma doação para uma das muitas instituições de caridade de Sua Majestade pode ser considerado uma forma de prestar homenagem ao seu extraordinário legado”, concluiu o governo britânico.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos