Londres se prepara para receber o corpo da Rainha Elizabeth II, nesta terça-feira, 13

Despedida da Rainha Elizabeth II

Londres, capital da Inglaterra, se prepara para receber o corpo de Rainha Elizabeth II, que está previsto para sair de Edimburgo, na Escócia, e chegar ao Palácio de Buckingham por volta das 19h (15h horário de Brasília) desta terça-feira, 13. Homenagens estão expostas em lojas e estabelecimentos no centro da cidade.

Painéis de LED exibem mensagens de condolências nas áreas de Leicester Square, Piccadilly Circus e em diversas estações de metrô. Além disso, alguns restaurantes mantêm algumas vitrines com mensagens e fotos da rainha, e bancas de souvenires expõem produtos temáticos de Elizabeth II, como bandeiras, imãs e acessórios comemorativos do Jubileu de Platina.

Despedida da Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II será enterrada na próxima segunda-feira, 19. Em função disso, o Rei Charles III decretou feriado nacional no Reino Unido. O funeral da rainha ocorrerá na Abadia de Westminster, no centro de Londres. Seguindo a tradição, membros da família real seguirão o caixão a pé.

Líderes de estado, primeiros-ministros e presidentes, e personalidades públicas serão convidados a adentrar a Abadia para uma missa, que será transmitida ao vivo pelos canais de televisão. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença na cerimônia. São esperados dois minutos de silêncio nacional.

Na sequência, o corpo da rainha será levado para a Capela de Santo George, no Castelo de Windsor, para uma outra celebração religiosa. O destino final do caixão será na capela em memória do rei George VI, um anexo à capela principal. Lá foram enterrados os pais da rainha e se encontram as cinzas da irmã dela, a princesa Margaret.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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