Comenda homenageia cidadãos que trabalham em prol da juventude

Na tarde desta quarta-feira (18), foi realizada a cerimônia de entrega da Comenda Honestino Guimarães. O evento foi realizado no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. 140 pessoas foram agraciadas com a homenagem que contou com a presença de vereadores, deputados e também com o Governador Marconi Perillo.

A Comenda Honestino Guimarães é presenteada a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas votadas direta ou indiretamente para a juventude.

A vereadora de Goiânia, Drª Cristina (PSDB), também homenageada, relembrou sua luta pela redemocratização do Brasil.”Essa comenda para mim é de grande valor. Essa comenda possui um valor histórico, um valor de vida. Eu que fui líder do movimento estudantil, participei da diretoria da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a redemocratização

O Coronel da Polícia Militar, Adaílton Florentino do Nascimento se disse honrado em receber a homenagem. “Com absoluta certeza é uma comenda de enorme valia. Estou honrado em recebê-la. O Honestino Guimarães foi uma pessoa que trabalhou muito em prol da juventude do nosso estado e do nosso país”.

A vereadora de Goiânia, Drª Cristina (PSDB), também homenageada, relembrou sua luta pela redemocratização do Brasil.”Essa comenda para mim é de grande valor. Essa comenda possui um valor histórico, um valor de vida. Eu que fui líder do movimento estudantil, participei da diretoria da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a redemocratização do país nos anos 80.”

Para o vereador Gustavo Cruvinel (PV), os jovens precisam receber educação de qualidade para se tornarem bons cidadãos. “Acho que a educação é a base de tudo. Precisamos dar uma importância nas escolas primárias. Acho que desde o início precisamos formar nossos futuros cidadãos, nossos futuros líderes. E fazer isso da forma mais adequada possível”.

O Secretário de Governo Tayrone Di Martino foi um dos responsáveis a entregar as comendas aos homenageados. “Extremamente importante. A gente está reconhecendo as pessoas que ajudam a nossa juventude. A gente tem a absoluta certeza que a juventude é o presente e o futuro. Aqui nós estamos homenageando as pessoas que ajudam a juventude”.

Ainda de acordo com o secretário, é preciso dar voz e oportunidades aos mais jovens para que eles tenham espaço na sociedade. “Nós precisamos incentivar a juventude a fazer parte da vida pública, a fazer a diferença, para termos uma sociedade cada vez melhor. A construção de uma sociedade melhor passa pelas crianças e pelos jovens”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp