O candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), não está de brincadeira e tem investido pesado para ocupar o Palácio do Planalto. Para se ter uma ideia, o candidato foi o que mais investiu em propagandas no Facebook, desembolsando R$ 823 mil para impulsionar seus conteúdos na plataforma, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados nesta terça-feira, 13. Ao todo, Ciro realizou 11 pagamentos entre os dias 20 de agosto e 1º de setembro. Os valores variam de R$ 7.855 a R$ 100 mil.
Em segundo lugar na lista de gastos com o Facebook, consta o candidato ao Senado por Minas Gerais, Alexandre Silveira (PSD), que desembolsou R$ 460 mil. José Aníbal (PSDB), candidato a deputado federal por São Paulo, é o terceiro que mais investiu em conteúdo pago na rede social, com R$ 315 mil.
Presidenciáveis
De acordo com os dados divulgados no TSE, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a senadora Simone Tebet (MDB) gastaram, cada um, R$ 70 mil para impulsionar conteúdos no Facebook. Felipe D’Ávila (Novo) desembolsou R$ 20,2 mil com despesas similares. Já a candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, pagou R$ 7,8 mil para ampliar a propaganda eleitoral na rede social.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por outro lado, não declarou gastos para impulsionar conteúdo no Facebook. Os gastos levados em consideração são os declarados ao TSE, em decorrência de contratos firmados diretamente com a rede social, e especificados no portal.
Ciro investe em campanha
Ciro vem investindo pesado na publicidade durante o período eleitoral de 2022. Só a empresa do marqueteiro João Santana, por exemplo, recebeu R$ 6,15 milhões do candidato. A produção de programas de rádio, televisão ou vídeo já lhe custaram R$ 8,4 milhões, enquanto os gastos com publicidade por materiais impressos chegam a R$ 5,9 milhões. Os valores pagos pelo pedetista durante as atividades de militância e mobilização de rua também são altos, na casa dos R$ 478 mil.
Distante
Apesar do volumoso investimento em publicidade, Ciro Gomes ainda não conseguiu chegar perto de Lula e de Jair Bolsonaro nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência. Na última pesquisa Ipec (ex-Ibope), divulgada na segunda-feira (12/9), por exemplo, o pedetista apareceu com 7% das intenções de voto, em terceiro lugar. Lula lidera, segundo os dados, com 46%, à frente de Bolsonaro, com 31%.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022, em 158 municípios brasileiros. A margem de erro calculada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.