A atitude do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos – SP) contra a jornalista Vera Magalhães causou repúdio no meio político. Nesta quarta-feira, 14, deputados de São Paulo pediram a cassação dele, já os candidatos à presidência da República, se manifestaram pelas redes sociais.
Após o debate da TV Cultura entre candidatos ao governo de São Paulo, ocorrido na noite desta terça-feira, 13, Garcia foi até a jornalista e questionou: “Vera, você assinou um contrato de meio milhão de reais para falar mal do presidente da República?”. Em seguida, Vera chama os seguranças, enquanto o candidato a ofende, afirmando que ela é uma ‘vergonha” para a profissão.
Na sequência ela questiona: “Você é deputado e veio para fazer essa palhaçada?”, e em seguida afirma. “Eu tenho vergonha na cara, o contrato é de R$ 200 mil, eu publiquei e você sabe.” O valor se refere ao contrato anual que a jornalista tem com a Cultura.
O debate foi encerrado após o diretor de jornalismo da emissora e âncora do debate, Leão Serva, tomar o celular de Garcia e o arremessar.
Por meio de nota, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo informou que “irá apurar as denúncias em relação à conduta do deputado Douglas Garcia com transparência e celeridade”. O presidente da Casa, Carlão Pignatari (PSDB-SP), também manifestou solidariedade à jornalista e repudiou a atitude do parlamentar.
Os deputados estaduais Isa Penna (PCdoB), Mônica Seixas (PSOL), Emídio de Souza e Paulo Fiorilo, do PT, pediram a cassação do deputado Douglas Garcia.
Eu e deputado @EmidioDeSouza_ já protocolamos representação pedindo cassação do deputado bolsonarista, reincidente, que agrediu e ameaçou a jornalista @veramagalhaes ontem ao fim do debate, quando ela estava trabalhando. Esperamos agilidade do Conselho de Ética da @AssembleiaSP
— Paulo Fiorilo (@paulofiorilo) September 14, 2022
Já os presidenciáveis lamentaram o ocorrido, exceto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que não se manifestou. Veja:
Bom dia. Triste com o desrespeito contra a jornalista @veramagalhaes por um deputado bolsonarista no debate de São Paulo. Debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas, promovidos por quem vive do ódio e não gosta da democracia.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 14, 2022
A escalada de ataques de bolsonaristas à jornalista @veramagalhaes já chegou ao ponto máximo, e tem que ser visto como uma múltipla ação terrorista que afronta não apenas uma mulher e jornalista independente, mas toda uma sociedade democrática. (…)
— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 14, 2022
Solidariedade e indignação. Acordei em Recife/PE com essa barbaridade. Mais uma vez @veramagalhaes sob ataques de bolsonaristas. O comportamento covarde do Presidente é uma licença para esse tipo de absurdo, agora de um parlamentar.
— Simone Tebet (@simonetebetbr) September 14, 2022
Minha solidariedade à @veramagalhaes diante de mais um ataque direto sofrido no exercício do seu trabalho.
A incapacidade de conviver com críticas e questionamentos da imprensa é comportamento típico dos populistas e de quem não tem vocação para a vida pública.
— Felipe D’Avila | 30 (@fdavilaoficial) September 14, 2022
Vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)