Prefeitura de Goiânia participa da Semana do Lixo Zero

Em comemoração aos 84 anos de Goiânia, a Prefeitura Municipal participa de 20 a 29 de outubro da Semana do Lixo Zero 2017, para criar plataformas de comunicação que mobilizem a população sobre a importância de reciclar e reduzir o lixo que é produzido.

A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, 20, às 8h, na sede do Sindicato dos Condomínios e Imobiliários de Goiás (Secovi), na Avenida Fued José Sebba, esquina com Rua 32, Qd. A22 – Lt. 22/24 no Jardim Goiás.

No evento, será lançada a Campanha 240 horas Resíduo Zero, exposição de arte com materiais recicláveis e ciclo de debates sobre compostagem, coleta seletiva, reciclagem e inovação tecnológica.

As ações incluem cursos, palestras e oficinas sobre atividades educativas relacionadas à gestão do lixo, consumo consciente e visão da responsabilidade compartilhada sobre a produção e destinação adequada do lixo.

No Museu de Arte de Goiânia (MAG) será realizada a exposição fotográfica Goiânia 84 anos, onde serão expostas fotografias antigas da Capital, das 19h às 20h e poderão ser vistas até o dia 31 de outubro e a entrada é gratuita.

A Semana Lixo Zero tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. A última edição ocorreu em 2014 e abrangeu 2 países, 4 estados e 11 cidades participantes, com cerca de 400 eventos e a participação mais de 22 mil pessoas.

A mobilização do maior número possível de organizações e conscientização da comunidade a se tornar Lixo Zero é o ponto principal. No site do evento, ainda é possível fazer inscrição como pessoa física, empresa, universidade, escola.

*Informações da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp