Procon Goiás recebe mais de 25 mil denúncias contra telemarketing em 2022

procon telemarketing denúncias

No início do ano até a primeira semana de setembro, o Procon Goiás registrou mais de 25 mil denúncias, dúvidas e reclamações de consumidores contra ligações de marketing. O número se aproxima ao mesmo total de 2021, quando o órgão de defesa do consumidor recebeu mais de 27 mil demandas contra a prática abusiva das operadoras de telefonia.

Denúncias 

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Gabriel, orienta que é importante denunciar a prática de ligações abusivas de ofertas de produtos e serviços ao longo do dia.  

‘’É muito importante que, após o pedido de bloqueio, passado o prazo e as empresas continuem desrespeitando o desejo do consumidor, o Procon seja acionado para tomar as providências”, comenta o superintendente. 

O serviço mais procurado na plataforma eletrônica Procon Web, é o bloqueio de telemarketing. O pedido do bloqueio deve ser feito através do endereço proconweb.ssp.go.gov.br, no qual o usuário pode cadastrar até três números de telefones de sua titularidade – inscritos em seu CPF – para impedir as ligações. Após o pedido, as empresas têm prazo de 30 dias para cumprir a legislação. 

Se os contatos persistirem, os consumidores devem registrar uma reclamação, também no Procon Web, para que seja instaurado um processo administrativo contra a empresa. O desrespeito pode culminar em multa cujo valor varia de R$ 754 a R$ 1,3 milhões, dependendo do faturamento econômico reclamado. Neste ano, já foram solicitados 5,3 mil bloqueios. 

Prefixo 003

Na tentativa de facilitar a identificação dos contatos de telemarketing, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as empresas adotem o prefixo 0303. A medida começou a valer em março para números de celulares e em junho para telefones fixos. Empresas que solicitam doações ou fazem cobranças não precisam usar o código. 

A empresa que não respeitar a regra será sujeita a processo administrativos e multas aplicadas pela própria Anatel. As denúncias de números que estejam ligados sem o prefixo 0303 podem ser feitas por meio do aplicativo Anatel Consumidor, pelo site www.gov.br/anatel e pelo telefone 1331.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos