Mais de mil policiais civis de 24 Estados brasileiros e do Distrito Federal estão nas ruas nesta sexta-feira (20), em uma megaoperação contra a pedofilia.
Denominada “Luz na Infância”, o conjunto de ações é parte de uma investigação de seis meses coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. A operação conta, ainda, com o apoio das secretarias de segurança regionais e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Segundo nota do Ministério da Justiça, a internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras da tecnologia. “Luz na Infância significa propiciar às vítimas o resgate da dignidade, bem como tirar esses criminosos da escuridão para que sejam julgados à luz da Justiça”, diz o comunicado.
Várias prisões já estão sendo cumpridas em todo país. Um balanço da operação deve ser divulgado no final do dia.
Casos em Goiás
Em Goiás, a polícia deve cumprir 13 mandados de busca e apreensão, sendo oito na capital. Até a manhã desta sexta-feira (20), cinco pessoas foram presas em flagrante, portanto material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.
Em Goiânia, dois homens foram detidos. A polícia também encontrou material de teor pedófilo na residência de dois homens, de 35 e 37 anos. Além deles, um terceiro foi preso no município antes da operação ser deflagada, pois estava na iminência de fugir.
Os policiais cumpriram, ainda, três mandados de busca e apreensão em Caldas Novas, que resultou na prisão de um homem e na condução coercitiva de outras duas pessoas.