Museu de Arte de Goiânia exibirá fotos das primeiras décadas da capital
Nesta sexta-feira (20), será aberta a exposição “47 anos do MAG comemorando os 84 anos de Goiânia”. A abertura será às 19 horas no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis.
A exposição consiste em 40 imagens pertencentes ao acervo fotográfico da Gerência de Patrimônio Artístico e Cultural da Seplanh, ampliadas no tamanho 60×70 cm. Os registros fotográficos, em preto e branco, rememoram as primeiras décadas da capital idealizada por Pedro Ludovico Teixeira, espaços públicos, cenários de encontros e lazer das famílias, monumentos, edifícios, avenidas e acontecimentos singulares.
A mostra traz ainda fragmentos das comemorações do Batismo Cultural de Goiânia, que ocorreu em 1942, festividade que mobilizou toda a cidade, vários municípios goianos e estados brasileiros e que contou com uma programação extensa e diversificada que teve início em 14 de junho e prolongou-se até o dia 10 de julho.
Segundo o supervisor administrativo do MAG, Antonio da Mata, o objetivo é divulgar o acervo fotográfico histórico da Capital visando fortalecer a identidade do cidadão goianiense com a sua cidade. A mostra é realizada em comemoração do aniversário de 84 anos de Goiânia.
As fotografias são do final das décadas de 1930, 1940, 1950 e início da década de 1960. Elas foram feitas por quatro fotógrafos pioneiros, Alois Feichtenberger, Eduardo Bilemjian, Hélio de Oliveira e Sílvio Berto.