Goiás deve ter tempestade com trovoadas e ventos fortes no final de semana

Goiás deve ter chuva com trovoadas e vento forte

As chuvas e o frio vieram para ficar e devem se prolongar por todo final de semana, para a alegria de uns goianieses e tristeza de outros. Institutos como o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), Clima Tempo e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apontam que neste sábado e domingo (24 e 25) o clima será fresco, com possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já o sol terá pouco protagonismo.

As pancadas de chuva ocorrem ao longo de todo o dia, porém, apenas à noite há risco real de trovoadas. Devido às condições climáticas, a temperatura no estado deve registrar mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar, por outro lado, deve variar entre 30 e 80%. Na capital não será diferente. A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 45 e 90%.

“As chuvas são uma combinação do calor e da umidade. Isso porque tivemos uma entrada de uma frente fria, que trouxe umidade da região norte. Combinada com aquele calor que estávamos vivendo no estado, resultou nestes núcleos de chuvas”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Tempestades podem ocorrer nas cidades do entorno. (Foto: Reprodução/Redes socias)

Atenção 

Ainda de acordo com André, a população do estado precisava ficar atenta às mudanças climáticas, visto que alguns municípios registraram fortes pancadas de chuva durante o decorrer da semana, como Valparaíso e Rio Verde. 

“Vamos ter chuvas em todas as regiões do estado, mas alguns municípios podem registrar tempestades. Essas tempestades podem vir acompanhadas de rajadas de ventos e raios, podendo trazer transtornos à sociedade. Os moradores das cidades de Minaçu, Valparaíso, Cidade de Goiás , Jataí e Rio Verde devem ficar atentos às chuvas intensas”, concluiu.

Mapa do tempo. (Foto: Divulgação/Cimehgo)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp