Com quase 61% dos votos válidos, Caiado vê reeleição bem próxima, aponta Serpes

A reeleição de Ronaldo Caiado (União Brasil) já no primeiro turno, que será realizado neste domingo, 2, parece mesmo questão de horas. Pesquisa Serpes divulgada por O Popular na noite desta sexta-feira, 30 de setembro, antevéspera do pleito, coloca o atual governador com quase 61% dos votos válidos, contra 23,9% de Gustavo Mendanha (Patriota) e 10,1% para o major Vitor Hugo (PL).

Considerados o total de votos, cenário que inclui os brancos e nulos, a frente de Caiado é de 31,8 pontos percentuais. Conforme o levantamento, ele contabiliza 52,4% da preferência do eleitorado e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia soma 20,6%. A pesquisa Serpes/O Popular, realizada entre 26 e 29 de setembro, aponta ainda que os indecisos são 10,2%. Os que devem optar por não escolher um nome são 3,4%. Foram ouvidas 801 pessoas no estado.

Entre os demais postulantes ao governo de Goiás, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL) tem 8,7% das intenções de voto. O professor Wolmir Amado (PT) chega a 3,1% e os demais candidatos aparecem assim: Cíntia Dias (PSOL), 0,6%; Edigar Diniz (Novo), 0,4%; Helga Martins (PCB), 0,2%; Reinaldo Pantaleão (Unidade Popular) e Vinicius Paixão (PCO), 0,1%, cada.

Números

Na primeira pesquisa Serpes, divulgada no dia 16 de julho, o governador Ronaldo Caiado Caiado aparecia com 37,6% das intenções de voto. Já na seguinte, de 21 de agosto, chegava a 47,7%. Nas três últimas, sempre esteve com percentuais superiores a 50%. No levantamento divulgado nesta sexta-feira, oscilou 1,6% para cima, chegando aos 52,4% dos votos totais.

Os dois candidatos que vêm atrás do atual governador também apresentam números crescentes. Gustavo Mendanha ultrapassou os 20% pela primeira vez. Vitor Hugo partiu de 3,1% em julho e chegou ao topo na penúltima pesquisa, com 9,2%. Agora tem 8,7%. Wolmir Amado foi outro a subir, ainda que com percentuais tímidos. Ele partiu de 1% e triplicou o total com os atuais 3,1%.

A pesquisa Serpes/O Popular tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com os protocolos GO-02544/2022 e BR05224/2022.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp