Todos os locais de votação em Goiás já receberam urnas eletrônicas no início da tarde deste sábado, 1°. As 2.443 seções eleitorais foram preparadas sem nenhuma intercorrência para recepcionar os 4.870.354 cidadãos aptos a escolher os candidatos a mandatos eletivos. Somente na capital há 355 pontos que contemplam 1.032.004 de eleitores.
A assessoria de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) explica que a agilidade ocorre porque as urnas começam a ser entregues a partir das 6 horas da amanhã do sábado anterior ao domingo de eleições. Em regiões com mais dificuldades logísticas, a organização tem início dias antes do pleito, como na região dos Kalunga, na Chapada dos Veadeiros.
Em Aparecida de Goiânia, quatro locais de votação foram alterados: da escola Leida do Nascimento para a Escola Estadual Jesus Conceição Leal, no Residencial Village Garavelo, da Escola Estadual Olímpio Alves para a Escola Municipal Nova Olinda, no Jardim Nova Olinda, do Colégio Estadual Professor Geraldo Ribeiro da Silva para o Centro de Convivência Vila Brasília, na Vila Brasília, e do Colégio Estadual Mansões Paraíso para o Colégio Estadual Donato Coutinho de Abreu, na Cidade Vera Cruz.
Os equipamentos ficam lacrados, mas passam por um teste considerado de rotina após a instalação. As equipes responsáveis fazem o procedimento em cerca de três minutos. Eles ligam, checam as teclas, baterias das urnas e tomadas do prédio e depois desligam novamente. Caso haja algum problema, o aparelho é substituído. Ao todo, 70 pessoas são divididas em duplas para montarem de quatro a cinco locais de votação
Os alunos das redes públicas de ensino de Goiânia e do estado ficaram sem aulas ontem, sexta, e neste sábado. Os prédios foram requisitados pela Justiça Eleitoral para montagem das seções eleitorais e ontem mesmo foram entregues para os cuidados da Polícia Militar.