Brasileiros da Nova Zelândia dão 73% dos votos a Lula e Bolsonaro, 15%

Nova Zelândia

Se dependesse apenas da Nova Zelândia, Luiz Inácio Lula da Silva estaria eleito. O primeiro país a encerrar as votações dos brasileiros destinou 329 votos ao petista, o que corresponde a 73,44% do total dos eleitores que vivem no país.

Jair Bolsonaro (PL) recebeu 71 votos, ou 15,85%. Já Ciro Gomes (PDT) obteve 23 (5,13%), seguido por Felipe D’Ávila (Novo), 14 (3,13%), Simone Tebet  (MDB), 8 (1,79%) e Padre Kelmon, 3 (0,67%), Léo Péricles (UP), com 2 e Sofia Manzano (PCB), com um voto. A abstenção foi de 85%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 686 eleitores brasileiros para votar na Nova Zelândia neste ano, onde as seções foram abertas às 16h deste sábado, 1º, no horário de Brasília. A diferença de fuso é de 16 horas.

O resultado não é oficial, pois os votos dos brasileiros residentes na Nova Zelândia e outros países será divulgado pelo TSE apenas depois do encerramento da votação em todos os lugares. Os votos computados na Nova Zelândia foram tornados públicos por meio das fotos dos boletins de urnas, fixados na porta das seções eleitorais instaladas pela Embaixada do Brasil naquele país.

Números

Cerca de 4,4 milhões de brasileiros moram no exterior, de acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores. Deste total, 697.084 estão aptos para votar para escolher o próximo presidente do Brasil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp