Prefeitura prepara cemitérios públicos para o Dia de Finados

Aproximadamente 150 servidores estão envolvidos na preparação.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), iniciou os trabalhos de preparação dos quatro cemitérios municipais da Capital para o Dia de Finados. Cerca de 150 servidores estão envolvidos na ação que envolve roçagem do mato, capina da grama, varrição, rastelação, remoção de lixo e entulho e pintura dos meios-fios nas áreas internas, externas e ruas adjacentes aos cemitérios. A estimativa é que cerca de 400 mil pessoas passem pelos locais no próximo dia 2 de novembro.

O primeiro a receber os serviços foi o Cemitério Parque. Localizado na Avenida São Domingo, no setor Urias Magalhães, a unidade possui 4,5 alqueires e é o maior cemitério da Capital. Esta semana a Comurg fará também os trabalhos nos Cemitérios Nossa Senhora Sant‘Ana e Jardim da Saudade. O primeiro possui 290 mil metros quadrados e é o mais antigo de Goiânia. Já o segundo possui 33 mil metros quadrados e foi inaugurado em 2008. Por fim, as equipes da Companhia seguem para o Cemitério Vale da Paz, localizado às margens da GO-020, saída para Bela Vista.

O presidente da Comurg, Denes Pereira, salienta que a previsão é concluir todo serviço até o próximo dia 27. “A Comurg faz limpeza e manutenção constantemente nos cemitérios e, por isso, será possível concluir todos os serviços dentro do prazo”, afirmou, acrescentando que a ação atende solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pela manutenção e gestão dos cemitérios municipais, e tem como foco as áreas comuns das unidades. Denes Pereira lembra que a conservação dos túmulos e jazigos é de responsabilidade das famílias.

 

Confira os endereços dos Cemitérios municipais de Goiânia:

Cemitério Parque – Endereço: Avenida São Domingos, Setor Urias Magalhães com Gentil Meirelles;

Cemitério Santana – Endereço: Avenida Independência, s/nº – Setor dos Funcionários;

Cemitério Vale da Paz – Endereço: GO-020, km 8, saída para Bela Vista;

Cemitério Jardim da Saudade – Endereço: Avenida Trindade, S/N, Setor Maísa, extensão Goiânia – saída para Trindade.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp