Saúde de Goiás divulga, nesta quarta-feira, 5, balanço de vacinas CoronaVac perdidas

Saúde divulga vacinas CoronaVac vencidas em Goiás

O número de vacinas em estoque da CoronaVac, que acabou vencendo no mês de setembro pela baixa procura pelo imunizante, será divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira, 5. A pasta começou a fazer o levantamento logo após a perda dos imunizantes na última sexta-feira, 30.

No início de setembro, a secretaria contabilizou 250 mil vacinas que poderiam ser descartadas caso não fossem aplicadas até a data. A quantidade de imunizantes seria suficiente para vacinar 96,1% das 260 mil crianças entre 3 e 4 anos – público-alvo das vacinas – com a primeira dose. Segundo a SES, apenas 20% das crianças nesta faixa etária de idade se imunizaram até o momento, escancarando a pequena procura pela dose.

Demora 

A pasta também lamentou a demora da nota técnica do Ministério da Saúde (MS) para o início da imunização de crianças com mais de seis meses com o imunizante da Pfizer. A autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi feita há 18 dias, mas até agora o ministério não se posicionou. Vale lembrar que outros países, como os Estados Unidos, já iniciaram a vacinação com o imunizante há meses. 

Multivacinação

A SES também chamou a atenção sobre a Campanha de Multivacinação, que continua até o próximo sábado, 08. O objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal de várias doenças, como a poliomielite. No dia 8, as salas de vacinação dos 246 municípios estarão abertas para receber crianças e adolescentes até 14 anos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos