Vídeo: Raios provocam incêndio na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás

Provocados por raios, um incêndio de grande proporção atingiu mais de 60 hectares, até esta terça-feira, 4, na região da Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas causaram um grande estrago no Morro da Baleia e no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Mais de 70 pessoas trabalham para controlar o fogo.

Fogo atinge Morro da Baleia, em Alto Paraíso (Foto: Divulgação / Bombeiros)

De acordo com uma nota divulgada pelo comando unificado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quatro focos de incêndio foram causados por raios e outros dois têm causa desconhecida.

Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente de Alto Paraíso de Goiás, Ismael Neiva, existe um plano operativo criado pelo ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros e brigada voluntária, que dará um “norte” para a atuação conjunta das equipes no combate ao fogo nesta quarta-feira, 5.

Área já consumida pelas chamas na região da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Ao todo, 50 brigadistas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atuam no controle do incêndio. Além de 12 militares dos bombeiros, trabalhadores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama; além de voluntários.

Combate ás chamas na Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação / Bombeiros)

Neste ano, o Corpo de Bombeiros já registrou quase 7 mil ocorrências. Como no ano anterior foram 9.334, a estimativa é de que o balanço deste ano tenha mais casos de queimadas, de acordo com a tenente Vanessa Furquim. Em julho foram instalados dois postos temporariamente na em Alto Paraíso e em Cavalcante onde equipes revezam o trabalho para garantir resposta rápida em caso de acidentes. Isso porque, somente o efetivo local de bombeiros não conseguiria atender aos chamados devido a extensão de área.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp