Simone Tebet fecha com Lula; Bolsonaro tem mais apoio entre governadores eleitos

apoio

As articulações recomeçaram no momento em que se definiu a disputa da presidência da República em segundo turno, ainda no dia 2 de outubro. Três dias depois, o cenário de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL) já ganha forma, com poucas ou nenhuma surpresa mais significativa.

Na terça-feira, 4, o quarto colocado na disputa pelo Palácio do Planalto, Ciro Gomes – mesmo que a contragosto – confirmou apoio a Lula, assim como o PDT, partido ao qual é filiado. Simone Tebet, terceira no mesmo pleito, demorou um dia a mais, mas também fechou com o petista para o segundo turno. Já as lideranças do MDB estariam liberadas desse compromisso.

Outros nomes de peso da política nacional, com e sem mandato, declararam apoio a Lula. São os casos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Helder Barbalho (MDB) reeleito governador do Pará ainda no primeiro turno das eleições 2022.

Os apoios a Bolsonaro também pipocam pelo Brasil. Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Júnior (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Cláudio Castro (PL-RJ), todos reeleitos em 2 de outubro, já declaram que caminham ao lado do atual presidente.

Rodrigo Garcia (PSDB), atual gestor de São Paulo, e que foi derrotado este ano nas urnas, também estrará com Bolsonaro, assim como o senador eleito no Paraná, o ex-ministro Sergio Moro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp