Homem incendeia de propósito a casa da mãe, em Catalão

Homem incendeia de propósito a casa da mãe, em Catalão

Uma casa em Catalão, a cerca de 275 quilômetros da capital, teria sido incendiada pelo próprio filho da moradora. O rapaz de 21 anos teria cumprido uma ameaça feita para a mãe e ateado fogo no imóvel que fica no bairro Ipanema. O foco teria começado na noite deste sábado, 08, quando a mulher estava fora do local. Ninguém se feriu.

As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros. A equipe informou à proprietária que a residência tem risco de desabamento. As chamas atingiram dois cômodos, o forro e o telhado, além de alguns móveis, sendo duas camas, cômoda, sofá, mesa de mármore, e equipamentos eletrodomésticos, a exemplo de geladeira, televisão e tanquinho e máquina de lavar roupas.

A mãe tem uma medida protetiva de urgência contra o jovem.  A medida prevista na Lei Maria da Penha com validade de 90 dias é adotada a favor de vítimas de violência doméstica e determina que o agressor se afaste do lar e não tenha contato com a ofendida. O homem não foi localizado pela Polícia Militar (PM).

Causa incêndio é um delito incêndio quando coloca risco a vida ou os bens de outra pessoa. A pena prevista no Código Penal é de três a seis anos de reclusão e multa, mas pode ser maior em caso de hipóteses mais graves, como no caso de incêndio para obtenção de uma vantagem, por exemplo, incendiar o carro para pedir o seguro, e para os demais casos descritos na lei. Se ocorrer de forma culposa, ou seja, sem intenção, a punição cai para seis meses a dois anos de detenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos