Com feriado, apenas parte do comércio de Goiânia funciona nesta quarta-feira, 12

As lojas e shoppings de Goiânia não são obrigados a abrir as portas no feriado desta quarta-feira, 12, em celebração à padroeira do Brasil. Os empresários têm liberdade para decidir se receberão o público dentro do horário de funcionamento previsto na lei municipal., de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas).

A região da 44 terá comércio seguindo normalmente neste feriado das  8h às 18h. A orientação é da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), que condiciona o horário de funcionamento ao critério de cada shopping ou galeria e também do lojista. Nos shoppings, as lojas, praças de alimentação e os quiosques receberão clientes normalmente com abertura variando entre 10h e 12h e encerramento às 22h.

O setor espera fazer R$ 302 milhões em vendas até o feriado que também comemora o Dia das Crianças, de acordo com levantamento feito pela CNC Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em todo o País, o varejo deve movimentar R$ 8,13 bilhões.

No segmento público, os serviços essenciais serão mantidos. A vacinação de rotina segue em dois pontos de atendimento, das 8h às 17h. Os casos de urgência e emergência em saúde contam com 14 unidades em funcionamento. Além disso, servidores da Companhia de Urbanização (Comurg) e do Parque Zoológico e Mutirama estarão trabalhando normalmente.

As unidades de atendimento do Atende Fácil estarão fechadas na quarta-feira, 12, e o atendimento será retomado na quinta-feira, 13. Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 14 unidades que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves.

Com exceção das linhas expressas do transporte coletivo, o restante operará com planilha de horários de sábado e domingo neste feriado. O dia conta, também, com 17 ônibus extras durante o primeiro turno (05h30 às 13h30) e 35 durante o segundo turno (13h30 às 20h30), que ficarão disponíveis nos terminais, caso sejam necessários. 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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